Informação importante
O registro na Junta Comercial, Receita Federal ou qualquer outro órgão, não garante nenhum direito de propriedade sobre a marca, mesmo que utilizada há anos. O titular de uma marca ou patente é de quem primeiro protocolar o pedido de registro junto ao INPI.
Quais os benefícios do registro de marca?
Proteção Legal: Ao registrar sua marca, você garante a exclusividade do uso dela em todo o território nacional, impedindo que terceiros a utilizem para designar produtos ou serviços semelhantes.
Valorização da Marca: Uma marca registrada é considerada um ativo valioso, que pode atrair investidores e agregar valor à sua empresa.
Credibilidade e Confiança: Ter uma marca registrada aumenta a confiança dos consumidores, pois eles reconhecem a autenticidade e a qualidade associadas à sua marca.
Facilidade de Defesa: Com o registro, você tem mais facilidade para defender sua marca contra violações e disputas judiciais, reduzindo riscos financeiros e desgastes.
Possibilidade de Licenciamento e Franquia: Uma marca registrada pode ser licenciada para terceiros, gerando renda adicional e também pode ser franqueada, permitindo a expansão do seu negócio.
Expansão Segura: O registro permite que você expanda sua marca para outros mercados e territórios com segurança, aproveitando novas oportunidades de negócios.
Venda e Garantia: A marca registrada pode ser vendida, cedida ou usada como garantia, sendo considerada um bem intangível que gera recursos financeiros para o negócio.
Marca x Patente
A MARCA registrada identifica e diferencia um produto ou serviço. Representa o primeiro contato do cliente com o produto ou serviço e garante a exclusividade da marca (símbolo, logotipo, frase, imagem, nome, etc.).
A PATENTE é indicada para quem deseja registrar uma nova tecnologia desenvolvida, podendo ser produto ou processo. Ou seja, é uma forma de proteger invenções ou novas ideias que são colocadas em prática, em qualquer setor.